Alécia Morais é a Primeira modelo caboverdiana a desfilar para o Victória Secret Fashion Show

Numa semana em que vivemos grandes emoções com o Victória Secret Fashion Show, que teve lugar em Shangai, China, não podia deixar passar em branco, esta oportunidade de vos falar de uma Top Model caboverdiana que está a dar cartas pelo mundo afora, e que tão bem representou Cabo Verde no Victória Secret Fashion Show, desfile esse que até já foi considerado como sendo o mais ambicioso de todos os tempos!

Falo-vos da Alécia Morais, que se estreou na passerela da Victoria’s Secret como sendo a primeira caboverdiana que integrou o grupo de 55 modelos de 20 países diferentes, que tiveram o privilégio de desfilar para uma marca de tamanho renome, como é o caso da Victoria’s Secret, e que nos marcou a todos, um pouco por todo o mundo, durante a semana passada.

Das montanhas de Santo Antão para as passarelas do mundo inteiro

Alécia Morais, é natural da ilha de Santo Antão e com apenas 15 anos, este ser meigo, de olhar cativante, iniciou a sua carreia como modelo, em 2012, após ter sido a grande vencedora do concurso Elite Model Look Cabo Verde. Desde então, Alécia – literalmente – nunca mais parou.

A viver neste momento em Nova York, e com apenas 20 anos de idade, a super modelo de 1,80m de altura, já protagonizou a abertura de desfiles da marca Tom na New York Fashion Week, já desfilou para a Tom Ford, Louis Vuitton, Chanel, Calvin Klein, Elle Saab, La Perla, Christian Dior, Vivienne Westwood, Dolce & Gabbana, Kenzo, Vera Wang, MSGM, Prabal Gurung, entre muitos outros.

Alécia tem feito ainda vários editoriais, tais como para a Harpars Bazaar US e UK, Glamour, Vogue Paris, US e Tailândia, W Mag, WWD, Interview, Elle Itália, Marie Claire de US e Indonesia, Wonderland, Self e Teen Vogue, Glamour, bem como lookbooks para Dolce & Gabbana, Mango, Pull & Bear, H&M e Benetton.

Já foi rosto de campanhas tais como a MAC, Bobbi Brown Barney’s, Mango, Old Navy, Paul & Bear, Reebok, Rebecca Taylor, Warby Parker e Coca Cola e já representou dezenas e dezenas de marcas de renome, pelo mundo afora, tais como Noon By Noor, Suno, Jonathan Simkhai, Badgley Mischka, Thom Browne, Kate Spade, entre muitos outros.

Nos últimos anos, por Lisboa, tornou-se modelo assídua nos desfiles do Lisboa Fashion Week!

Um dia com esta magnífica e inspiradora mulher

 

 

 

Neste verão, foi a primeira vez que tive o privilégio de participar num evento, onde pude conhecer de perto esta menina-mulher inspiradora, num painel onde tivemos a responsabilidade de inspirar jovens candidatas no concurso Miss Santa Cruz – na ilha de Santiago – Cabo Verde. Eram jovens mulheres caboverdianas, que tencionam singrar no mundo da moda e ao mesmo tempo impactar as suas comunidades, e que muitas vezes têm medo de arriscar, por não saberem por onde começar, ou simplesmente porque falta aí qualquer coisa na auto-estima delas próprias.

Após o evento, tivemos a oportunidade de almoçar juntas, e foi quando pude conhecer, um pouco melhor, a Alécia! Embora o tempo fosse pouco, já que estávamos – literalmente – a correr contra o tempo, uma das características que lhe salta logo a vista desarmada é a sua serenidade e humildade inconfundíveis!

A forma simples e cativante como ela fala dos grandes feitos que ela já alcançou na sua carreira de quatro anos, quando lhe fizemos perguntas para que ela nos falasse de momentos altos da vida dela, e ela, com toda a tranquilidade, falou-nos da importância do foco, do “work-hard” e do comprometimento, foi algo notável!

Ou então ao falar-nos das suas peripécias, como por exemplo perder-se em Nova-York no dia de um casting para uma marca bastante conceituada!

Estávamos lá ao lado de uma super-modelo, que é embaixadora de Cabo Verde pelo mundo afora, e que com toda a sua humildade nos cativava da forma mais simples possível, e se calhar sem ela saber que estava a ter esse efeito em nós! Eu só me lembro de lhe dizer para ela escrever um livro sobre isso!

ORGULHO MAIOR: Alécia no Victória Secret Fashion Show 2017

Vê-la a desfilar para o VSFS, foi um motivo de regozijo e satisfação tão grande para todos nós caboverdianos, e não só! O feed do instagram foi invadido por imagens dela na passarela do VSFS! Alécia leva a bandeira de Cabo Verde aos quatro cantos do mundo, e como dizia a Vanny Reis, no outro dia, “ela representa o país ao mais alto nível, com mais alcance do que qualquer vídeo promocional de turismo” – e eu não poderia estar mais de acordo!

Mais e mais modelos negras nas passerelas internacionais

De realçar que na passerela do Victória Secret Fashion Show, desfilaram mais de uma dezena de modelos de origem africana, o que mostra que a aposta de grandes marcas na diversidade só faz delas, marcas mais fortes e com ainda maior repercussão a nível global!

E nós que tanto lutamos por um mundo mais igualitário, onde hajam lugares para todos e todas brilharem e triunfarem, independentemente das nossas origens, só temos a ganhar, com tamanha evolução de marcas, como é o caso paradigmático da Victória Secret, que paulatinamente vai apostando na diversidade cultural como uma mais valia para o próprio branding!

Eis alguns exemplos de modelos africanas que desfilaram no evento. E vejam a última foto, como está lindíssima, com todas as modelos que participaram no desfile, juntas! Uma verdadeira diversidade!!!

 

 

 

 

Alécia é a estreia aqui na Afropolitana, na rubrica “Afropolitanos pelo Mundo” que pretende mostrar o que de bom faz o continente Africano e as suas gentes pelo mundo afora, e confesso que não poderia estar mais feliz por ter começado com uma jovem-mulher caboverdiana, que tem a particularidade de ser também ela, da minha ilha natal – Santo Antão!

Deliciem-se com as lindíssimas fotografias que são todas da autoria da vogue.co.uk

Um beijinho no coração,

 

Evódia

Comments (3)

  • Avatar

    Carmem Rodrigues

    Muito orgulhosa da nossa Alécia e de ti também minha maninha Evódia. Já sabes estou sempre na torcida pelo teu sucesso.O futuro é nosso mulheres de luta. Bjin Grande.

    Reply

  • Avatar

    Débora Gomes Graça

    Parabéns pelo texto! Excelente! Parabéns para a Alécia 💪🏼💪🏼💪🏼

    Reply

  • Avatar

    Débora Gomes Graça

    Muito orgulho das Duas 😍

    Reply

Leave a comment