18 DE JULHO: DIA INTERNACIONAL DO NELSON MANDELA

No dia 18 de Julho de 1918, nascia na África do Sul, um dos Homens que viria a marcar a história da democracia internacional: Nelson Mandela!

Hoje, comemora-se, a nível mundial, o Dia Internacional de Nelson Mandela – pela liberdade, justiça e democracia -, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em novembro de 2009.

A ONU, com o consenso de 192 países membros, homenageou a dedicação de Mandela a serviço da humanidade, pela resolução de conflitos, pela relação entre as raças, promoção e proteção dos direitos humanos, a reconciliação, igualdade de géneros e direitos das crianças e outros grupos vulneráveis, e ainda pelo desenvolvimento das comunidades pobres ou subdesenvolvidas.

Foi a forma mais nobre que esses países membros encontraram para reconhecer a contribuição de Mandela pela democracia internacional e a promoção da cultura da paz no mundo inteiro!

Enquanto jovem, faço das seguintes palavras de Mandela, uma inspiração diária: “Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Está em nossas mãos fazer a diferença”.

E vocês? Quais são alguns dos ídolos que vos inspiram diariamente? Têm alguma frase que vos inspira a cada manhã? Já contaram a história de Mandela a alguém hoje? Os filhos, os sobrinhos e até os periquitos vão gostar de conhecer este grande homem!

Um beijinho no coração.

Leave a comment