YALI #5: Gestão de expetativas

Os dias têm passado à velocidade da luz! Estamos cada vez mais próximos da partida. Entre a necessidade de deixar a vida profissional e pessoal cá organizada (sim, porque a vida continua!) e a vontade de aterrar em solo americano, pela primeira vez, cabe a nós gerir inteligentemente as nossas expetativas!

Evódia Graça

A mim, por exemplo, deixa-me ansiosa, o facto de saber que colegas nossos, de outros países, já estão a fazer as malas, quando nos falta sensivelmente um mês para irmos! Faz-me lembrar os tempos do secundário, em que mal submeti a minha candidatura para estudar em Lisboa, tratei logo de fazer a mala! Ainda sem sequer saber se eu conseguiria uma bolsa para ir!

Resultado: Só viajei três meses depois, e de quando em vez, lá ia eu tirar, da mala, a minha blusa preferida, o meu livro preferido, aquele diário secreto, enfim! Faz-me, carinhosamente, regressar à minha adolescência!

Dizia eu, sim! Alguns colegas já começam a fazer as malas, e eu ainda mal consigo respirar fundo! Mal tenho tido tempo para saborear esse gostinho bom, de saber que vou poder integrar o grupo dos Young African Leaders 2016! Quanto mais para pegar na mala, um mês antes da minha ida!

Esticar o tempo? Quem me dera!

Pois! Porque as lides são muitas e nem sempre conseguimos esticar os nossos dias para 48 horas! Ou é a Womenise.it, ou é o trabalho, ou é a Geração B.Bright, ou são as idas ao médico! Há sempre algo que nos faz chegar ao final do dia e começar mais uma maratona, diga-se de passagem, de muito gozo!

Sim! Porque, tenho tido, até agora, a sorte de estar em projetos que me dão gozo fazer parte, apesar do cansaço constante, que me faz ter saudades do meu tempo de caloira, em que eu achava que era super ocupada, no entanto, tinha tempo para ver mil e um filmes! Mal sabia o que me esperava! Sinal de que estou a ficar velha! (Xiu! Que ainda começam a aparecer os cabelos brancos!).

Entre os cumprimentos que os mais próximos lá vão mandando ao Mr. Obama, e aquelas que perguntam como eu me sinto, lá vou ficando mais ansiosa! Tão ansiosa que tudo o que eu faço tem de estar na agenda electrónica e no To-Do-List diário! Senão, chego ao final do dia com mil e quinhentos pendentes, e claro está, com a sensação de ser uma autentica looser!

Bem, mas como não é isso que se pretende, hoje dei um primeiro grande passo! Tirei os meus sapatos da sorte, da estante, e estão no chão, à espera de ganhar um lugar na mala. Pronto! Já posso dizer que comecei a fazer a mala (ou talvez não!). Enquanto isso, vai ganhando pó, porque tempo para me lembrar de que tenho de fazer a mala, ainda não o tive!

Deste lado, nós lá vamos estreitando relações com os YALI Fellows dos anos anteriores! Pois é, porque estamos a nos tornar numa grande família! E se Deus quiser, tu que estás neste momento a ler este post, serás um dos Yalis de 2017, se acreditares que é possível!

Recepção dos novos YALI's na residência oficial do embaixador

Lê a página quatro ou a página seis deste diário.

Um beijinho no coração.

Leave a comment