YALI #10: O primeiro dia na Universidade

Após um fim de semana de passeios, partilhas e passeios, finalmente era segunda-feira! Iríamos, finalmente, ter a primeira sessão oficial na Universidade!

Somos, sem sombra de dúvidas, um grupo diverso, e hoje começamos o curso de Gestão Pública na Universidade de Minesota – Humphrey School of Public Affairs, considerada uma das dez melhores Escolas de Public Affairs dos Estados Unidos!

E para aumentar ainda mais o meu entusiasmo e vontade de aprender, não é que estudou aqui, um dos meus maiores ídolos caboverdianos, o Dr. Corsino Tolentino? Tamanha sorte!

Somos um grupo de 25 jovens africanos de 23 países diferentes! Pela primeira vez na vida, terei uma oportunidade única de conviver de perto com tantos jovens do nosso continente!

Entusiasma-me imenso, pois por mais que queiramos a posição de Cabo Verde no Atlântico também tem desvantagens. Uma delas é termos poucas oportunidades de conhecer de perto os nossos países irmãos africanos, o que faz com que tenhamos redes escassas de contactos com o continente, estando muitas vezes impossibilitados de beber das experiências africanas e das inúmeras boas práticas que vão acontecendo um pouco por toda a África!

Enquanto jovem, sempre tentei conhecer melhor a África através da sua história, convivendo com vários jovens africanos em Lisboa e Paris onde estudei. Mas fica sempre aquela vontade de querer saber mais, por parte daqueles que vivem e diariamente estão a lutar para a África ser verdadeiramente “THE ÁFRICA WE WANT” e que todos nós enquanto jovens teremos um papel fundamental! É o que me faz querer fazer desta experiência, uma oportunidade única na minha vida, para alargar a minha rede de contactos num universo onde teremos 1000 jovens líderes africanos, cada um com a sua experiência de vida!

É uma sensação única! E quem sabe, não seja esta, a porta que necessito que seja aberta, para concretizar um dos meus maiores sonhos: visitar o continente africano no futuro próximo!

Foi um dia intenso de apresentações, cada um falando um pouco da experiência que traz na bagagem, o que nos permitiu conhecer melhor o que cada um faz no seu país! Somos verdadeiramente, um grupo heterogéneo!

Lê a página nove e a página onze deste diário.

Um beijinho no coração.

Leave a comment